Direitos Humanos

Câmara participa da campanha mundial ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’

Programação se estende até 10 de dezembro com oficinas, exposições, lançamento de livro e sessão solene

21/11/2018 - 14:12  

Jackson Samuel da Rocha Cardoso
Direitos Humanos - mulheres - Maria da Penha violência feminina gênero agressões segurança
O Brasil tem um dos maiores índices de violência contra as mulheres

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal participam da edição 2018 da campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as meninas e mulheres em todo o mundo.

É uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público. A ação, realizada em escala mundial de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, também tem o objetivo de propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.

No Brasil, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, a campanha começa em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se estende até 10 de dezembro. No Poder Legislativo, a iniciativa é promovida pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara e a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher.

A programação começou na terça-feira (20), com homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra e oficina de saúde para mulheres encarceradas e servidoras de penitenciárias. A agenda prossegue entre 25 de novembro e 12 de dezembro. Veja a programação abaixo.

PROGRAMAÇÃO:

25 de novembro a 10 de dezembro
Exposição - O Cotidiano da Fotografia: Violência de Gênero e Justiça, na Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB).
Abertura oficial: dia 25 de novembro, às 10h.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h45; e sábado e domingo, das 7h às 18h45.

27 de novembro
9h - Seminário Internacional da Guarda Compartilhada: Leis, Justiça, Violência e Conflitos. Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados. Não será necessário fazer inscrição.

28 de novembro
9h - Seminário Internacional da Guarda Compartilhada: Leis, Justiça, Violência e Conflitos. Plenário 2, Câmara dos Deputados. Não será necessário fazer inscrição.
14h30 - VI Encontro do Fórum de Mulheres de Instâncias de Partidos, Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados. Obs: o público do evento são a bancada feminina e as mulheres de instâncias de partidos. Não será necessário fazer inscrição.

29 de novembro
9h - Pauta Feminina – O Aumento do Encarceramento Feminino, plenário a definir, na Câmara dos Deputados. Não será necessário fazer inscrição.
9h - Sessão Solene Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, no Plenário Ulysses Guimarães, Câmara dos Deputados.

3 de dezembro
10h - Pauta Feminina – Violência contra Meninas e Mulheres no Ceará, na Assembleia Legislativa do Ceará. Não será necessário fazer inscrição.
10h - Sessão Solene em Homenagem ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.

4 de dezembro
19h - Lançamento do Estudo do Banco Mundial sobre a Situação do Casamento Infantil no Brasil e o Impacto do Investimento em Educação para Combater o Problema, no Salão Nobre, Câmara dos Deputados.

5 de dezembro
14h - Palestra A Mulher e o Autismo. O Impacto na Vida da Mulher e Estratégias para Superar a Exclusão, no Auditório do Interlegis do Senado Federal. Não será necessário fazer inscrição.

6 de dezembro
9h - Lançamento do filme Chega de Fiu-fiu e bate-papo com a diretora Amanda Kamanchek Lemos, na Câmara dos Deputados, em plenário a definir. Não será necessário fazer inscrição.

10 de dezembro
10h - Sessão solene em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.

11 de dezembro
19h - Lançamento do livro “A Bancada do Batom e a Participação Feminina na Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988”, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

12 de dezembro
9h - Encerramento da Campanha dos 16 Dias de Ativismo com o seminário sobre a Lei Maria da Penha e divulgação do resultado do 2º Concurso de Vídeo 1 Minuto contra a Violência – Feminicídio, que Crime é esse?, no Plenário 6, Ala Senador Nilo Coelho, Anexo 2 do Senado Federal.

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.