Direitos Humanos

Perspectivas da promoção da igualdade racial na educação é tema de debate em comissão

21/11/2018 - 08:13  

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discute nesta manhã os desafios e as perspectivas da promoção da igualdade racial na educação. O debate atende a requerimento do deputado Danilo Cabral (PSB-PE), que lembra que ontem foi comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, data da morte de Zumbi dos Palmares.

O parlamentar entende que, com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição Cidadã, em 1988, vários movimentos sociais, como o Movimento Negro, conquistaram maior espaço nas discussões e nas decisões políticas.

“As circunstâncias fazem com que seja essencial a realização de debates a fim de lembrar o passado do País, observar em que medida retrocessos sociais podem ser enfrentados e o que é possível fazer para manter as conquistas da Constituição de 1988 e avançar na democratização que ela busca promover na sociedade brasileira”, afirma Danilo Cabral.

Foram convidados, entre outros:
- o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa;
- o ex-ministro da Educação, Henrique Paim; e
- a ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e professora em Minas Gerais, Nilma Lino Gomes;
- a presidente nacional da União de Negros, Ângela Guimarães;
- o ator Lázaro Ramos; e
- os rappers Mano Brown e Emicida.

Confira a relação completa de convidados.

A reunião será realizada às 10 horas no plenário 10. 

Assista ao vivo

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre