Direitos Humanos

Audiência avalia políticas públicas que buscam igualdade racial

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído pela Lei 12.519/11 e é comemorado na data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares

21/11/2018 - 08:18  

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza no início da tarde uma audiência pública para avaliar as políticas públicas adotadas pelo Brasil em favor da comunidade negra. Ontem foi comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. “Esse dia é um marco simbólico da resistência negra à opressão vivida durante mais de 350 anos de escravidão”, afirma a deputada Raquel Muniz (PSD-MG), que pediu a realização do debate.

A parlamentar lembra que, após o fim da escravidão, a comunidade negra brasileira continuou a sofrer com a ausência de medidas compensatórias. “Ao contrário, as políticas públicas realizadas após 1888 e ao menos até os anos 1920 foram de contínua criminalização e repressão à cultura negra no Brasil.”

Raquel Muniz ressalta que as ações afirmativas são fenômeno recente em nossa história e datam da década de 1990. “Embora já sejam perceptíveis diversos efeitos positivos dessas políticas para a comunidade negra e para a sociedade brasileira, ainda há muito a ser feito.”

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre outros, a representante da Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas Adriana Santos Silva e o secretário de Cultura e Turismo de Paracatu (MG), Isac Costa Arruda.

Confira a lista completa de convidados

A audiência será realizada a partir das 13h30, no plenário 10.

Assista ao vivo

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre