Direitos Humanos

Comissão avalia acesso de pessoas com deficiência a próteses e órteses

16/07/2018 - 10:02  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o conteúdo de normas aplicáveis aos passageiros com deficiência, no serviço de transporte aéreo. Dep. Mara Gabrilli (PSDB - SP)
Mara Gabrilli quer buscar soluções para os possíveis entraves à efetividade da lei

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados avalia hoje, em São Paulo, o acesso às órteses e próteses de que essas pessoas necessitam.

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), que pediu a realização do debate, lembra que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 24% da população brasileira tem alguma deficiência.

“Muitos desses cidadãos necessitam de órteses ou próteses para a manutenção do seu bem-estar e para a superação de barreiras que obstruam a sua participação plena e efetiva na sociedade”, afirma a parlamentar.
Para atender às necessidades desses indivíduos, o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15) garante que os serviços de saúde pública devem assegurar a oferta de órteses e próteses. Além disso, o estatuto permite que o trabalhador com deficiência saque o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para adquirir órtese ou prótese.

Foram convidados para discutir o assunto, entre outros, a coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Odília Brígido, e a diretora de Marketing da Associação Brasileira da Indústria e Revendedores de Produtos para Pessoas com Deficiência (Abridef), Monica Cavenaghi.

O debate será realizado, a partir das 10 horas, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OBA) de São Paulo.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.