Direitos Humanos

Será reinstalada hoje a Subcomissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça

O grupo deve analisar os documentos revelados pela imprensa que afirmam que o presidente Ernesto Geisel autorizou a “execução sumária” de opositores ao regime militar

19/06/2018 - 07:58  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados instala nesta manhã a Subcomissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça. A reinstalação do grupo estava prevista para semana passada, mas foi adiada.

A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) lembra que essa subcomissão acompanhou e subsidiou os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade da Presidência da República no resgate da memória e da verdade histórica em nosso País.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem Dia Internacional do Direito à Verdade, Sobre Graves Violações aos Direitos Humanos e da Dignidade das Vítima. Dep. Luiza Erundina (PSOL - SP)
Para Erundina, documentos da CIA que vieram a público evidenciam necessidade de retomar o acompanhamento dos crimes cometidos por agentes públicos

Ao fim dos trabalhos, em 2014, a Comissão da Verdade apresentou um relatório com 29 recomendações com sugestões para órgãos públicos, entidades e sociedade civil organizada. “Com o objetivo de acompanhar os encaminhamentos das 29 recomendações, a subcomissão apresentará sugestões que contribuam com o resgate da verdade e o respeito à memória daqueles que lutaram em defesa da liberdade e dos direitos humanos de nosso País”, afirma a deputada.

Erundina ressalta ainda que, recentemente, a imprensa noticiou a existência de documento da CIA (órgão de inteligência americana) apontando que o presidente Ernesto Geisel (1974-1979) autorizou a política de “execução sumária” de opositores ao regime militar.

“Esse recente acontecimento evidencia ainda mais a necessidade de retomarmos o trabalho de acompanhamento, fiscalização e busca pela revelação dos crimes de lesa humanidade cometidos por agentes públicos e a punição dos responsáveis, para garantir a reparação às famílias e à sociedade e a justiça reparadora.”

Após a instalação, marcada para as 9 horas, no auditório Freitas Nobre, serão eleitos os dirigentes do colegiado.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.