Direitos Humanos

Projeto autoriza ação para investigar paternidade de filho registrado em cartório

06/12/2017 - 14:34  

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos. Dep. Carlos Manato (PSL - ES)
Manato defendeu o direito de as pessoas conhecerem a própria identidade genética

Proposta em análise na Câmara dos Deputados permite a realização de exame para investigação de paternidade mesmo diante de registro de filiação em cartório – Projeto de Lei 2383/15.

Autor da proposta, o deputado Carlos Manato (PSL-ES) argumenta que tribunais brasileiros vêm se manifestando contra a ação de investigação de paternidade biológica até que o registro de filiação em cartório seja anulado.

“O projeto pretende resolver essa controvérsia da viabilidade de exame do genoma humano [DNA] nos casos em que exista o reconhecimento de vínculo de filiação em cartório, independentemente de se tratar de hipótese de adoção à brasileira [método informal]”, disse.

Manato argumentou ainda que o direito subjetivo de conhecer a própria identidade genética traz ainda benefícios à saúde dos cidadãos, uma vez que abre alternativas de tratamento, incluindo o transplante de órgãos.

Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2383/2015

Íntegra da proposta