Direitos Humanos

Seguridade debate avaliação do atendimento aos interesses do adotado

17/05/2018 - 07:57  

A Comissão de Seguridade Social e Família promove, nesta manhã, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 8006/14, que estabelece a realização de estudos psicossociais periódicos para avaliação do atendimento dos interesses do adotado. O projeto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90).

O debate foi solicitado pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), relator da proposta na comissão.

O autor do projeto, ex-deputado e atual prefeito de Porto Alegre (RS) Nelson Marchezan Junior, alega que muitas vezes ocorrem disfunções na relação entre o adotante e o adotado, além de questões de ordem pessoal e emocional que podem criar dificuldades ao processo de adoção.

“Levando em conta as preocupações que o autor expressa na justificativa, e considerando também as possíveis reações emocionais e psicológicas do adotado frente à exposição que as determinações da proposição irão submeter o adotado e a sua família, considero necessário ouvir especialistas e órgãos públicos que resguardam os direitos da criança e do adolescente para proferir o parecer ao projeto”, disse Barbosa.

Foram convidados para a audiência a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, Berenice Giannella, e representantes da coordenação-geral do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A audiência será realizada às 9h30, no plenário 7.

Os interessados poderão acompanhar o debate ao vivo pelo portal e-Democracia. Clique no banner abaixo e participe da audiência enviando críticas e sugestões.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8006/2014

Íntegra da proposta