Direitos Humanos

Audiência discute paralisação de processos de demarcação de terras indígenas

24/04/2018 - 08:07  

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Direitos Humanos - índio - indígenas
Entidades que atuam na defesa dos povos indígenas dizem que cortes de gastos impedem o Estado de cumprir seu papel na implementação da política indigenista

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias discute nesta tarde a estagnação dos processos de demarcação de terras e violações de direitos dos povos indígenas no Brasil. O deputado Luiz Couto (PT-PB), que pediu a realização do debate, afirma que a situação dos índios é preocupante, principalmente nos estados de Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia.

De acordo com o parlamentar, Mato Grosso do Sul é o estado com o maior número de morte de indígenas no Brasil. No Maranhão, Couto cita o assassinato do líder da comunidade Vergel, no município de Codó, Antônio Isídio Pereira da Silva. Ele foi encontrado morto após ameaçar denunciar a ação de madeireiros e grileiros na região.

Segundo o deputado, indígenas de todo o País dizem que os programas de proteção aos defensores de direitos humanos permanecem inadequados para atendê-los, sobretudo pela falta de engajamento de alguns governos estaduais.

“É amplamente reclamada uma estagnação dos processos de demarcação de terras indígenas, sobretudo pelo enfraquecimento e redução de pessoal da Funai; por falta de vontade política na conclusão de procedimentos de demarcação; falta de treinamento em direitos humanos para servidores públicos que compõem o quadro do Poder Executivo e lentidão do STF em julgar os casos judicializados que envolvem processos de demarcação”, lista Couto.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- o subprocurador-geral da República e integrante da 6ª Câmara - Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais Antonio Carlos Alpino Bigonha;
- o secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cleber Buzatto;
- a coordenadora do Grupo de Trabalho Comunidades Indígenas, defensora pública federal Daniele de Souza Osorio;
- a representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) da região amazônica Ângela Kaxuyana;
- o representante da Apib das regiões do Leste e Nordeste Neguinho Truká;
- o representante da Apib da região do Centro Oeste Lindomar Terena;
- o representante da Apib das regiões do Sul e Sudeste Douglas Kaingang; e
- um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai).

A audiência será realizada no plenário 9 a partir das 14 horas.

Acompanhe ao vivo pela WebCâmara.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.