Direitos Humanos

Comissão que apura chacina de trabalhadores no Pará se reúne na próxima terça para votar relatório

13/03/2018 - 19:55  

Foi transferida para a próxima terça-feira (20), às 14h, a reunião da comissão externa que apura a chacina de trabalhadores rurais no Pará ocorrida no ano passado. Os deputados vão analisar o relatório final da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA).

A comissão foi criada em junho do ano passado pela Câmara para acompanhar as investigações sobre a chacina que aconteceu em maio no município de Pau D’arco, no sudeste do Pará. Quatro policiais civis e 24 policiais militares foram até a Fazenda Santa Lúcia cumprir mandados de prisão contra suspeitos de envolvimento na morte de um segurança.

Durante a operação, dez trabalhadores rurais foram mortos. Na versão dos policiais, os assentados reagiram com armas. Na versão dos trabalhadores, os policiais chegaram à fazenda atirando. Um agravante é que os corpos dos agricultores foram retirados do local do crime antes que a perícia fosse feita.

O laudo da perícia apontou agressões repetidas e execução sumária; uso de armamento clandestino por parte dos policiais; adulteração do local e pressão sobre autoridades policiais para a condução das execuções.
O relatório da comissão recomenda o encerramento dos trabalhos, já que, segundo a deputada Elcione Barbalho, as investigações estão sendo feitas com seriedade e empenho.

Da Redação – AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.