Direitos Humanos

Votação do relatório de comissão externa sobre chacina no Pará é adiada mais uma vez

07/03/2018 - 19:06  

Deputados da comissão externa destinada a apurar a chacina de trabalhadores rurais no Pará tentaram, pela quarta vez, discutir e votar o relatório final da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), nesta quarta-feira (07), mas não houve acordo e a votação foi adiada para a próxima terça-feira.

A comissão foi criada em junho do ano passado pela Câmara para acompanhar as investigações sobre a chacina que aconteceu em maio no município de Pau D’arco, no sudeste do Pará. Quatro policiais civis e 24 policiais militares foram até a Fazenda Santa Lúcia cumprir mandados de prisão contra suspeitos de envolvimento na morte de um segurança.

Durante a operação, dez trabalhadores rurais foram mortos. Na versão dos policiais, os assentados reagiram com armas. Na versão dos trabalhadores, os policiais chegaram à fazenda atirando. Um agravante é que os corpos dos agricultores foram retirados do local do crime antes que a perícia fosse feita.

Ainda no ano passado, integrantes da comissão se reuniram com os deputados da Assembleia Legislativa do Pará e também tiveram audiência na Polícia Federal. Lá, examinaram elementos das investigações, como testemunhos e os resultados da análise de material orgânico e cadavérico. O laudo da perícia apontou agressões repetidas e execução sumária; uso de armamento clandestino por parte dos policiais; adulteração do local e pressão sobre autoridades policiais para a condução das execuções.

O relatório final da comissão indicou o encerramento dos trabalhos, já que, segundo a deputada Elcione Barbalho, as investigações estão sendo feitas com seriedade e empenho.

Para o deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA), integrante da comissão externa, o acompanhamento da Câmara dos Deputados e de órgãos como o Conselho Nacional de Direitos Humanos e o Ministério Público foi essencial, assim como a participação da Polícia Federal nas investigações.

Reportagem – Cláudio Ferreira
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.