Direitos Humanos

Seminário internacional discute marco legal da primeira infância

Gestores, parlamentares e especialistas debaterão a implementação das ações previstas no marco legal sancionado no ano passado

22/11/2017 - 08:08  

Tony Winston/Agência Brasília
Direitos Humanos - criança - lazer parque infantil balanço solidão
A primeira infância vai de 0 a 6 anos de idade

A Câmara dos Deputados realiza hoje o 5º Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/16). A apresentação de projetos para a implementação do marco legal, a instituição do Troféu Amigo da Primeira Infância e o trabalho intersetorial são alguns dos temas a serem discutidos no evento.

A primeira infância é um período do desenvolvimento infantil que vai de 0 a 6 anos de idade. Estudos internacionais têm comprovado que é nesse período que o indivíduo desenvolve a maior parte da sua identidade e no qual está altamente suscetível aos fenômenos que ocorrem ao seu redor.

Crianças que crescem em lares violentos, por exemplo, podem desenvolver uma relação frágil com a comunidade e até reproduzirem a violência. E é por isso que a deputada Carmem Zanotto (PPS-SC), uma das coordenadoras do evento, acredita que investir nessas crianças pode reduzir custos com segurança pública no futuro.

"Como é uma lei muito jovem [completou um ano em março], nós precisamos dos seminários para ouvir experiências internacionais, mas, especialmente, também ouvirmos o que está sendo feito nos nossos municípios brasileiros com relação a essa faixa etária”, afirma Carmem Zanotto.

Foram convidados para participar do seminário os ministros de Desenvolvimento Social e Agrário; da Saúde; da Educação; da Cultura e de Direitos Humanos; e representantes da Rede Nacional Primeira Infância.

Participação popular
O evento será realizado a partir das 9 horas, no auditório Nereu Ramos. Clique aqui para se inscrever gratuitamente.

Quem preferir poderá acompanhar o evento ao vivo pelo portal e-Democracia, no banner abaixo.

Reportagem - Leilane Gama
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.