Direitos Humanos

Especialistas sugerem interação entre jovens e idosos como política para um envelhecimento saudável

08/11/2017 - 21:15  

Vinícius Loures/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre os processos de envelhecimento da população brasileira, com o tema Relações intergeracionais e o bem-estar do idoso
Debatedores citaram exemplos de países que têm políticas públicas de interação entre as gerações

Especialistas presentes à audiência pública conjunta das comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de Seguridade Social e Família disseram nesta quarta-feira (8) que o envelhecimento da população brasileira pede políticas públicas para estimular a chamada "solidariedade intergeracional".

O convívio dos idosos com as camadas mais jovens, principalmente no ambiente familiar e no meio profissional, pode diminuir o isolamento social dos mais velhos, afirmaram os participantes do debate.

O representante da Confederação Nacional das Entidades de Família, Pedro Hollanda, listou os benefícios dessa interação.

"Isso gera maior bem estar no idoso, diminui a sensação de solidão, aumenta a expectativa de vida, fora aumentar a noção de sentido para vida desse idoso, porque ele passa a se sentir alguém ativo na sociedade."

Sistema previdenciário
Um dos ambientes clássicos da solidariedade intergeracional é o sistema previdenciário, no qual os mais jovens contribuem e os mais velhos são beneficiados. Para a consultora legislativa Cláudia Deud, a velocidade do envelhecimento dos brasileiros acende o sinal de alerta para um desafio: alcançar o equilíbrio da Previdência.

"'Sem sustentabilidade não adianta garantir o direito, porque ele não vai se perpetuar ao longo do tempo. Essa é a maior preocupação."

O deputado Goulart (PSD-SP), que pediu a realização do debate, destacou o papel da família na estimulação da convivência saudável entre as gerações.

"Se a criança é preparada para respeitar os idosos, para ajudar a cuidar deles, transformar o idoso em um amigo, podemos ter exemplos maravilhosos aí."

Outros países
Os participantes da audiência citaram exemplos de como outros países investem na solidariedade intergeracional. Na Itália, uma residência pública destina os dois primeiros andares a estudantes, e os dois últimos aos idosos. Os jovens prestam serviços aos mais velhos como pagamento pela moradia. 

No Japão, os idosos são convocados a fazer leituras para crianças em idade pré-escolar. 

Reportagem - Cláudio Ferreira
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.