Direitos Humanos

Violência financeira contra idosos é tema de debate em comissão

18/10/2017 - 09:20  

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa debate hoje a violência financeira contra idosos, que consiste em práticas relacionadas à exploração indevida da renda ou apropriação do patrimônio do idoso, como, por exemplo, obrigar a pessoa a contrair empréstimos.

A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que propôs o debate, cita levantamento da Coordenação-Geral dos Direitos do Idoso, vinculada à Secretaria Especial de Direitos Humanos, que mostra, no primeiro semestre de 2016, o registro de cerca de 8,9 mil denúncias ao Disque 100 de violações como retenção de salários, extorsão e expropriações de bens de idosos.

“Além de abusos como esses, especialistas que trabalham com superendividados têm notado aumento de casos de idosos nessa situação, vítimas da concessão agressiva, e muitas vezes irregular de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas”, acrescenta a deputada.

Entre os convidados estão:
- a coordenadora da Central Jurídica do Idoso - CJI do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Márcia Domingos de Sá; e a
- a assessora Jurídica Trabalhista da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Marilena Funari.

Confira aqui
a relação completa de convidados.

O debate será realizado às 15 horas, no plenário 14, e será interativo pelo e-Democracia.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.