Direitos Humanos

Câmara entrega Prêmio Brasil Mais Inclusão 2017

Iniciativa é uma homenagem a entidades e personalidades que atuam na inclusão de pessoas com deficiência

20/09/2017 - 14:37  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Solenidade de Entrega do Prêmio Brasil Mais Inclusão
Hoje, mais de 20% dos brasileiros têm algum tipo de deficiência

A Câmara dos Deputados entregou nesta quarta-feira (20) o Prêmio Brasil Mais Inclusão, destinado a empresas, entes federados (União, estados, Distrito Federal e municípios), entidades ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência.

Conheça todos os dez vencedores do Prêmio Brasil Mais Inclusão 2017.

“Poder conviver com as diferenças é um privilégio”, afirmou a 2ª secretária da Câmara, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO). Ainda segundo ela, saúde, educação, emprego, renda, lazer e cultura são as condições que devem acompanhar a cidadania das pessoas com deficiência.

Hoje, mais de 20% dos brasileiros têm algum tipo de deficiência. Para o deputado Cabo Sabino (PR-CE), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o Brasil ainda não está preparado para recepcionar essa parcela da população. “Ainda vamos levar décadas para dizer que somos um país de todos”, lamentou.

Ainda segundo ele, os homenageados no Prêmio Brasil Mais Inclusão entenderam a necessidade de trabalhar por aqueles que precisam de uma atenção especial para ter igualdade de acessibilidade, de trabalho, de saúde e de educação. “As crianças muitas vezes chegam à escola e não têm um aprendizado, porque não há um professor capacitado ou um banco de escola adequado. Coisa simples, mas que faz uma diferença incrível”, disse Sabino.

Também o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou, em discurso lido por Mariana Carvalho, que a inclusão das pessoas com deficiência é imprescindível em uma sociedade que se pretenda solidária, igualitária e justa.

Vencedores
A edição deste ano foi uma das mais concorridas da premiação e conseguiu maior representação nacional, com agraciados do Paraná, de Minas Gerais, do Rio Grande do Norte, de São Paulo, de Rondônia, do Distrito Federal, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e da Paraíba. Entre os vencedores, estão a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte (APAE-BH) e o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte.

Cuidados especiais
Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, o deputado Hiran Gonçalves (PP-RR) destacou a importância de homenagear as pessoas que cuidam daqueles que necessitam de cuidados especiais. “Temos muitos anônimos que dedicam a sua vida a cuidar dos outros e às vezes passam despercebidos por nós. As pessoas que são cuidadas por elas sabem a importância delas nas suas vidas”, afirmou.

Um dos homenageados, Antônio Vitor Gomes Leitão, que é cego, disse que não adianta o Brasil possuir leis avançadas se não as colocar em prática. “Qual dos Três Poderes que se dizem republicanos conseguiu cumprir a cota de empregabilidade para as pessoas com deficiência? Qual das empresas privadas também conseguiu cumprir?”, questionou Gomes. Ele é secretário-executivo do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal.

Atualmente, a legislação brasileira prevê que toda empresa com 100 ou mais funcionários deve destinar de 2% a 5% (dependendo do total de empregados) dos postos de trabalho a pessoas com deficiência.

Hors concours
Neste ano, o conselho deliberativo do prêmio decidiu conceder um prêmio hors concours a Darci Barbosa, esposa do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG). Ela faleceu em um acidente automobilístico em julho passado. Superintendente da APAE–BH, Darci Barbosa militou em defesa das pessoas com deficiência ao longo de sua vida.

Os deputados Rômulo Gouveia (PSD-PB) e Cabo Sabino destacaram a sensibilidade de Darci Barbosa. Nas palavras de Gouveia, ela partiu em missão, servindo e trabalhando em prol das pessoas com deficiência. Eduardo Barbosa agradeceu a homenagem. Segundo ele, a mulher era uma pessoa que, no anonimato, trabalhava com as pessoas com deficiência.

O prêmio
O Prêmio Brasil Mais Inclusão é concedido anualmente, durante a semana em que se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). Os dez vencedores são contemplados com diplomas de menção honrosa.

Metade da premiação é dedicada a empresas, organizações não governamentais e entidades, que concorrem na categoria "Mérito João Ribas". A partir deste ano, a categoria que inclui personalidades e entes federados passou a se chamar "Mérito Darci Barbosa".

A Câmara vem atuando para promover a inclusão da pessoa com deficiência. Em 2015, foi aprovado o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15). Também foram criadas a Comissão Permanente sobre Direitos da Pessoas com Deficiência e a Coordenação de Acessibilidade, esta última com a finalidade de fomentar a acessibilidade no País.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.