Direitos Humanos

Trajetórias das mulheres negras em busca de inclusão serão discutidas em audiência pública

12/07/2017 - 17:34  

As trajetórias das mulheres negras em busca de inclusão em vários espaços da sociedade serão abordadas na 44ª edição da Pauta Feminina, nesta quinta-feira (13). A audiência será presidida pela deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), com início às 10h, no Plenário 9, da Alexandre Costa, do Senado.

A audiência pública mensal é promovida pela procuradora da Mulher do Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), pela coordenadora da Bancada Feminina da Câmara, deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), e pela procuradora da Mulher da Câmara, deputada Gorete Pereira (PR-CE).

O evento foi organizado em parceria com o programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, Comitê de Gênero e Raça e o Observatório da Mulher contra a Violência do Senado, e será realizada em alusão ao dia 25 de julho, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

Quilombo
No Brasil, a Lei 12.987/14 instituiu oficialmente a data como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra em homenagem à líder do Quilombo do Quariterê, reafirmando assim, a identidade, a história, a cultura e as reflexões sobre a realidade da mulher negra brasileira, latino-americana e caribenha.

Convidadas
Foram convidadas para participar da audiência pública:

  • Eunice Borges, associada do Programa Liderança e Participação Política da ONU Mulheres no Brasil;
  • Ester Monteiro, diretora de Jornalismo da Secretaria de Comunicação Social do Senado;
  • a diretora de cinema Flora Egécia;
  • a ativista do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Distrito Federal Agna Alves; e
  • a escritora e cordelista Jarid Arraes.

Jarid fará a abertura do evento declamando cordéis de sua autoria, que compõem o livro recém-lançado "Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis".

Da Redação - NA
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.