Direitos Humanos

Comissão avalia funcionamento de instituições para idosos

25/05/2017 - 08:28  

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa promove audiência pública, nesta quinta-feira (25), sobre o funcionamento de Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis).

Esses locais destinam-se à moradia, permanente ou temporária, de pessoas idosas e, geralmente, oferecem cuidados de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros serviços.

As Ilpis podem ser governamentais ou não governamentais. Uma das questões chaves em torno dessas instituições, explica a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que pediu a realização do debate, é a busca de recursos profissionais, físicos e financeiros os quais exigem reforços governamentais e conscientização da população de forma geral.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Mariana de Sousa Machado Neris;
- a coordenadora de Serviços de Interesse da Saúde da Gerência -Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Anvisa, Alice Alves de Souza;
- o vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Bahij Amin;
- o diretor do Conselho Nacional de Secretarias Municipaisde Saúde (Conasems), Hisham Hamida;
- a diretora do Asilo Vicentino do Município de Lages (SC), Zilda Furlan.

A audiência será realizada no plenário 16 a partir das 9 horas.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.