Direitos Humanos

Audiência discute infanticídio de crianças indígenas com deficiência

24/05/2017 - 09:33  

O infanticídio indígena é o tema da audiência que a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência fará nesta quarta-feira (24).

A pedido das deputadas Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), Carmen Zanotto (PPS-SC) e Zenaide Maia (PR-RN), os parlamentares ouvirão o representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) Gustavo Hamilton de Sousa Menezes, o fundado da ONG Atini, Eli Ticuna, e o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antônio Ferreira Pellegrini.

As deputadas querem chamar a atenção para a situação das crianças indígenas com deficiência ou com doenças graves, que “não são respeitadas em seu direito humano mais básico, que é o direito à vida”.

As parlamentares afirmam que, a cada ano, centenas de crianças indígenas são enterradas vivas, sufocadas com folhas, envenenadas ou abandonadas para morrer na floresta. “É correto o Estado brasileiro permitir que crianças indígenas deficientes ou idosos possam ser mortos ou enterrados vivos em suas tribos caso assim seja esse o hábito da comunidade?”, questiona Rosinha da Adefal.

Na opinião das parlamentares, apesar de o infanticídio ser entendido como prática cultural de algumas tribos indígenas deve ser combatido pelo Estado com intuito de preservar vida.

A audiência será realizada no plenário 13 a partir das 15 horas.

Assista ao vivo pela WebCâmara.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.