Direitos Humanos

Projeto exige fornecimento de fralda descartável para idoso e deficiente

14/07/2016 - 15:17  

Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a Comissão Mista sobre a MP 707/15, que autoriza o BNDES a prorrogar até 30 de junho o prazo para a formalização de refinanciamento de empréstimos contraídos por caminhoneiros para a aquisição de caminhões, carretas, reboques e outros bens semelhantes. Dep. Marx Beltrão (PMDB-AL)
Para Marx Beltrão, uma lei garantiria o direito de forma mais duradoura

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5986/16, que obriga o poder público a fornecer fraldas descartáveis para os idosos e pessoas com deficiência com comprovada indicação médica de uso contínuo. A necessidade do paciente deverá ser comprovada por laudo médico, das autoridades competentes, nos termos de regulamento.

O autor do projeto, o deputado licenciado Marx Beltrão (PMDB-AL), destacou que o programa do Poder Executivo Farmácia Popular normatizou o fornecimento de fraldas descartáveis geriátricas desde outubro de 2010, mas não contemplou pessoas que possuíssem alguma deficiência que desse origem a um quadro de incontinência urinária.

Beltrão observou ainda que, em julho deste ano, o então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, optou por manter decisão da Justiça Federal que exige que o Programa Farmácia Popular forneça gratuitamente fraldas descartáveis também a pessoas com deficiência. A decisão ainda seria passível de recurso.

“Apesar dessa decisão, acreditamos que, para dar aos idosos e às pessoas com deficiência o direito ao acesso a fraldas descartáveis em caráter definitivo, por meio de instrumento mais duradouro, dificilmente revogável, seria interessante que se editasse uma lei para tratar do assunto”, argumentou o deputado.

Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta