Direitos Humanos

Eurodeputados e Direitos Humanos investigam extermínio dos guarani-kaiowá

A morte de indígenas no Brasil foi tema de debate no Parlamento Europeu. Os eurodeputados apelaram às autoridades brasileiras para que tomem medidas imediatas de resguardo dos direitos humanos dos indígenas

02/12/2016 - 08:28  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza, na próxima semana, uma diligência ao Mato Grosso do Sul para apurar violações de Direitos Humanos do povo indígena guarani-kaiowá.

Além dos deputados federais que estarão na diligência, uma missão do Parlamento Europeu viajará com a delegação para conversar com lideranças e visitar aldeias do povo guarani-kaiowá com o objetivo de verificar denúncias de mortes, ameaças e ataques contra as comunidades indígenas.

Em 24 de novembro, o extermínio de indígenas no Brasil foi tema de debate no Parlamento Europeu, que aprovou uma resolução sobre o assunto. Os eurodeputados condenaram os atos de violência contra os guarani-kaiowá e apelaram às autoridades brasileiras para que tomem medidas imediatas de resguardo dos direitos humanos dos indígenas.

Os eurodeputados pediram também que seja elaborado um plano de trabalho que priorize a demarcação de territórios reivindicados pelos guarani-kaiowá.

Participam da missão conjunta eurodeputados de seis países: Francisco Assis (Portugal), chefe da delegação europeia; Marisa Matias (Portugal), Julie Ward (Reino Unido), Estefania Torres Martínez (Espanha), Lilith Verstrynge (França), Giuseppe Lo Monaco (Itália), Francesco Giorgi (Itália), Umberto Gambini (Itália), Fernando Burgés (Espanha) e Lukas Van Diermen (Holanda). Os eurodeputados Ignazio Corrao (Itália), Pier Antonio Panzeri (Itália) e Ramon Tremosa i Balcells (Espanha) estarão representados por assessores.

Representando a Câmara, participam o presidente da CDHM, deputado Padre João (PT-MG), e os deputados Edmílson Rodrigues (Psol-PA), Janete Capiberibe (PSB-AP) e Zeca do PT (PT-MS).

Confira a agenda dos eurodeputados no Brasil:

Segunda (5/12) - Brasília 
10h – Reunião dos eurodeputados com representantes das Embaixadas europeias. Local: Delegação da União Europeia no Brasil
14h – Audiência Pública dos eurodeputados com entidades defensoras dos povos indígenas (CIMI e APIB), lideranças indígenas e parlamentares. Local: Plenário 2 do Anexo II da Câmara dos Deputados

Terça (6/12) - Dourados (MS)
08h – Visita à aldeia Kunumi Verá (Massacre de Caarapó)
10h30 – Visita à Guayviry
13h – Assembleia na aldeia Aty Guasu

Quarta (7/12) - Campo Grande (MS)
10h – Reunião com movimentos sociais e Ministério Público Federal. Local: Auditório do MPF em Campo Grande
14h – Audiência com Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
16h – Audiência com governador de Mato Grosso do Sul

Quinta e Sexta (8 e 9/12) - Brasília 
Audiências com Presidência do Senado Federal, Presidência da Câmara dos Deputados, Funai, Conselho Nacional de Direitos Humanos e Presidência do Supremo Tribunal Federal. Local e horário a definir.

Da Redação - RS
Com informações da Comissão de Direitos Humanos e Minorias

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.