Direitos Humanos

Concurso de fotografia homenageia os dez anos da Lei Maria da Penha

Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de dezembro pela internet

10/11/2016 - 11:41   •   Atualizado em 10/11/2016 - 13:35

Divulgação
Direitos Humanos - mulheres - 10 anos da Lei Maria da Penha

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do concurso cultural sobre a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), que completou dez anos em agosto. Com o tema “O empoderamento da mulher e a superação da violência”, este ano o concurso premiará as melhores fotografias que representem os efeitos sociais, culturais e psicológicos da lei na vida das mulheres e suas famílias.

A iniciativa é da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, em parceria com o Banco Mundial.

Categorias e prazos
O concurso é dividido em duas categorias:
- Fotógrafos adultos: nesta categoria, podem se inscrever participantes, profissionais ou não, que tenham produzido a obra individualmente e possuam 18 anos ou mais.
- Fotógrafos jovens: nesta categoria, podem se inscrever participantes, profissionais ou não, que tenham produzido a obra individualmente e possuam idade entre 14 e 17 anos.

Cada concorrente poderá inscrever até três fotografias inéditas, sendo que apenas uma seguirá para a segunda etapa de julgamento. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de dezembro no site www.concursoleimariadapenha.com.br.

Seleção
A divulgação da primeira etapa de seleção dos 40 melhores trabalhos está prevista para o dia 20 de dezembro no site do concurso.

A segunda etapa será definida na página do concurso no Facebook, de acordo com o número de “curtidas” recebidas por cada fotografia selecionada pela comissão julgadora na primeira etapa. Nesta fase, será permitido que o autor da obra incentive, por meio de seus próprios recursos, a repercussão e o apoio à sua foto.

As três fotografias mais “curtidas” de cada modalidade vencerão o concurso. Também serão homenageados 14 participantes com o título de menção honrosa.

Premiação
Os vencedores participarão da cerimônia de premiação no Congresso Nacional, em Brasília, com data prevista para o dia 8 de março de 2017. Eles receberão troféu ou certificado de menção honrosa e terão sua foto publicada em um livro com as 20 imagens vencedoras, em português e espanhol, que será distribuído a 3 mil escolas públicas e universidades do Brasil e a organismos internacionais.

Os trabalhos selecionados serão exibidos nos meios de comunicação da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Banco Mundial, nas redes de comunicação públicas e comerciais nacionais e internacionais, por prazo indeterminado. Os trabalhos vencedores também serão expostos no Congresso Nacional.

Para mais informações, confira o regulamento.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.