Direitos Humanos

Comissões comemoram hoje o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

21/09/2016 - 09:04  

As comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Cultura comemoram o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, nesta quarta-feira, 21 de setembro.

Nilsom Bastian / Câmara dos Deputados
Sessão do Congresso para análise e deliberação de vetos presidenciais. Dep. Erika kokay (PT-DF)
Erika Kokay: 22% da população brasileira apresentam algum tipo de deficiência

Haverá desfile de modelos com deficiência, uma iniciativa da ong Fashion Inclusivo, e a apresentação do músico Arnaldo Alvino de Barros, integrante do grupo musical Surdodum, no Salão Nobre e na varanda do Congresso, a partir das 10h30.

O evento foi proposto pelos deputados Erika Kokay (PT-DF) e Chico D’Angelo (PT-RJ). Eles afirmam que 22% da população brasileira apresentam algum tipo de deficiência.

Potencial
Segundo os parlamentares, "é importante um projeto como o Fashion Inclusivo poder mostrar à sociedade o potencial de seus integrantes e alertar os gestores públicos e privados que é necessário inserir esta parcela expressiva da população nos debates sobre a questão”.

Fundada em 2010, na cidade satélite de Sobradinho (DF), Fashion Inclusivo é uma entidade da sociedade civil que atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência no Distrito Federal.

“As bandeiras da entidade passam pela discussão da falta de espaços acessíveis, pela divulgação dos direitos das pessoas com deficiência e, especialmente, pela luta contra o preconceito”, acrescentam Erika Kokay e Chico D’Angelo.

Local e hora
O desfile e a apresentação musical ocorrerão no Salão Nobre e na varanda do Congresso Nacional, a partir das 10h30.

Da Redação - NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.