Direitos Humanos

Projeto de Mário Heringer proíbe estabelecimentos de impedirem a entrada de crianças

27/06/2016 - 17:06  

Mario Heringer
Mário Heringer: muitos estabelecimentos vêm aderindo à tendência “só para adultos”

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 2004/15, do deputado Mário Heringer (PDT-MG), que proíbe estabelecimentos comerciais de impedirem o acesso; de recusarem o atendimento; ou de imporem cobrança adicional pela presença de crianças ou adolescentes em suas dependências, ressalvados os casos previstos em lei.

Segundo o autor, atualmente muitos estabelecimentos vêm aderindo à tendência “só para adultos”, o que significa, para ele, determinar imperativamente que o clima romântico ofertado não combina com crianças.

“O simbolismo que reúne, em um mesmo produto, romantismo, relaxamento, exclusividade, alta gastronomia e requinte, transforma o símbolo angelical de pureza e alegria da criança em seu avesso: um ser diabólico, inconveniente, intolerável, mal educado?”, questiona o autor.

O projeto, que altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), também considera nulas de pleno direito cláusulas contratuais que representem restrições ao acesso de crianças e adolescentes. O descumprimento das medidas sujeita o infrator à pena detenção de um a seis meses ou multa.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2004/2015

Íntegra da proposta