Direitos Humanos

Representante do Movimento Brasil Livre critica cotas durante comissão geral

Discurso gerou protesto de deputados e outros oradores

22/03/2016 - 19:32  

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Comissão geral para tratar da Discriminação Racial no Brasil e comemorar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Coordenador Nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), Fernando HolidayFernando Holiday criticou o Hino da Negritude e as cotas raciais

Houve um tumulto na Comissão Geral em homenagem ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial realizada hoje (22), na Câmara dos Deputados.

Durante a execução do Hino à Negritude, algumas pessoas presentes ao debate ficaram de costas. O representante do Movimento Brasil Livre (MBL), Fernando Holiday, chamou a música de “hino da segregação”. O jovem, que é negro, não concorda com as falas dos participantes que o antecederam sobre o racismo no Brasil.

"O que vi aqui foram negros rebaixando os negros. Dizendo que os negros não são capazes de atingir seus objetivos por suas próprias capacidades. Eu não defendo as cotas raciais, muito pelo contrário”, afirmou Holiday. “As cotas reforçam o racismo e é isso que a gente vê pelo mundo. Eu acredito que os negros podem, sim, alcançar a vitória. Eu acredito que os pobres podem, sim, alcançar a vitória. Mas não por meio de migalhas do Estado", concluiu.

Depois de discursar, Fernando Holiday e o grupo que o acompanhava saíram imediatamente do Plenário, gerando protestos e fazendo com que vários outros oradores criticassem a sua fala.

O deputado Vicentinho (PT-SP), autor do projeto de lei que transformou o Hino à Negritude em um dos hinos oficiais do País (Lei 12.981/14), cogita responsabilizar o partido Democratas (DEM), que convidou Fernando Holiday a participar do evento, pela conduta do orador.

"Vamos entrar com uma ação judicial através da Procuradoria da Câmara. Ele não pode rasgar um hino que é uma lei. É como se rasgasse o Hino Nacional. É como se rasgasse a bandeira do Brasil. Isso a gente não pode aceitar de jeito nenhum", afirmou o deputado.

Esclarecimentos
A liderança do DEM na Câmara informou que Fernando Holiday foi convidado a pedido do Movimento Brasil Livre, e que ele falou em nome desse movimento e não do partido. “Ciente da relevância do tema para a juventude e da importância da livre expressão de pensamento, o DEM, atendendo a um pedido do MBL, cedeu o espaço que o partido teria na comissão geral para o pronunciamento de Fernando Holiday. Logo no início de seu pronunciamento, ele agradeceu pela oportunidade ao partido e reforçou que falava em nome do movimento representado por ele", diz a nota do DEM.

Sobre um possível processo movido pelo deputado Vicentinho, o Democratas declarou que "o partido tomou conhecimento do discurso feito por Fernando Holiday e, como é comum nas democracias consolidadas, aceita os diversos posicionamentos. Quanto à ação, o DEM vai aguardar até ter inteiro conhecimento dos seus termos".

Da Redação - MT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.