Direitos Humanos

Comissão de Combate à Violência contra a Mulher apresenta relatório de atividades

01/03/2016 - 18:52   •   Atualizado em 01/03/2016 - 19:20

A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) apresentou, nesta terça-feira (1), um relatório das atividades realizadas em 2015 e anunciou o lançamento da revista CMCVM.

Agência Senado
Comissão de Combate a Violência Contra a Mulher
A comissão mista anunciou o lançamento de revista com o balanço das atividades do colegiado

A presidente da comissão, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), apresentou um resumo da trajetória e das realizações da comissão e destacou os índices de violência contra mulher da última década, afirmando que apesar do mérito, ainda tem muito a ser feito, devido ao grande número de feminicídio do Brasil.

Ela citou cinco metas que nortearão o trabalho da comissão em 2016: a busca pela criação de banco de dados para unificar informações sobre a violência contra a mulher; a busca pela igualdade salarial entre homens e mulheres; o estímulo à educação e capacitação da mulher, a atenção especial às mulheres negras e a ampliação da participação das mulheres na política.

A relatora, deputada Luizianne Lins (PT-CE), informou que a prefeitura de Canoas-RS disponibilizou um percentual do programa Minha Casa Minha Vida que será destinado às mulheres vitimas de violência.

Segundo ela, a decisão foi tomada devido ao enfoque dado aos problemas nesse setor durante a visita que a comissão fez à cidade.

A relatora também ressaltou a importância do encorajamento das mulheres, vítimas de violência, de denunciarem os maus-tratos sofridos. Luizianne Lins afirma que os índices analisados ainda representam apenas uma minoria oprimida. Segundo ela, a grande maioria das vítimas de violência não denunciam o crime.

Instalada em março de 2015, a comissão realizou, ao longo do ano, 16 reuniões e dois grandes eventos: o seminário “Mulheres, violência e mídias sociais” e o ato solene realizado no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. Os eventos foram organizados pela comissão em parceria com Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

Após elogiar a atuação da comissão, a senadora Regina Sousa (PT-PI) destacou a importância da iniciativa “Maria da Penha vai às escolas”. Segundo ela, o resultado da campanha pode ser observado ao analisar a alta pontuação, dos alunos da rede pública, nas redações do ENEM 2015, que abordou o tema de violência contra mulher.

Veja a revista e acompanhe as atividades da comissão no site http://www.mulheresnocongresso.com/

Reportagem – João Vitor Silva
Edição – Newton Araújo
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.