Direitos Humanos

Câmara inaugura rampa de acesso entre o edifício principal e os anexos

Nova rampa tem o objetivo de facilitar a locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

03/02/2016 - 17:44  

 A Câmara dos Deputados inaugurou nesta quarta-feira (3) a rampa que facilitará o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida entre o edifício principal e o anexo 2.

Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Inauguração da rampa de acessibilidade entre o Edifício Principal e a SGM, Mara Gabrilli, Beto Mansur e Alex Canziani
Mara Gabrilli, Beto Mansur (centro) e Alex Canziani, utilizando a nova rampa de acesso entre o edifício principal e o anexo 2 

Participaram da cerimônia a 3ª secretária, deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), o 1º secretário, Beto Mansur (PRB-SP), o 4º secretário, Alex Canziani (PTB-PR), a diretora-geral-adjunta da Câmara, Juliana Werneck, e o servidor Esdo Gomes da Silva, que também tem deficiência física.

Mara Gabrilli, que ficou tetraplégica depois de um acidente, cortou a fita inaugural.

Economia de tempo
A deputada explica a dificuldade que enfrentava ao atravessar pequenos espaços na Casa, antes do novo acesso.

“Para sair da sala da 3ª Secretaria e chegar a uma reunião na sala da Liderança do meu partido, eu demorava 20 minutos, porque eu saía da Terceira-Secretaria, tinha que pegar um elevador, atravessar todo o Salão Verde e pegar outro elevador para descer aqui. Quer dizer, eu ficava girando aqui em círculos... Para uma tetraplégica, economizar 19 minutos é muito útil, porque agora eu vou gastar um minuto só. Eu ganhei muito tempo na vida".

Direito à locomoção
O 1º secretário, Beto Mansur, destaca que as dependências da Câmara precisam se adaptar às necessidades de quem tem alguma deficiência.

"Na verdade, a estrutura da Câmara sempre ofereceu muita dificuldade de acessibilidade. Eu acho isso tudo muito importante, porque as pessoas que têm algum tipo de deficiência têm todo o direito de se locomover", avalia Mansur.

A nova rampa, situada ao lado da sala de reuniões da Secretaria-Geral da Mesa, também vai facilitar o acesso aos anexos 3 e 4 da Casa.

Da Redação - AR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.