Direitos Humanos

Câmara promove solenidade de entrega do Prêmio Mais Inclusão

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Câmara homenageia personalidades, empresas e instituições que se destacaram na promoção da inclusão, da independência e da autonomia dessa parcela da população

02/12/2015 - 20:47  

A Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (3) a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Mais Inclusão, marcando as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro. A premiação reconhece ações de destaque na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na geração de renda. A entrega do prêmio ocorrerá no Auditório Nereu Ramos, às 10 horas.

Cinco instituições e cinco personalidades serão homenageadas com a entrega do diploma de menção honrosa. Os premiados receberão diploma de menção honrosa, a ser entregue pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha; pelo segundo-secretário, deputado Felipe Bornier (PSD-RJ); pela terceira-secretária, deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP); e pelo diretor-geral da Casa, Rômulo de Sousa Mesquita, além dos deputados responsáveis pela indicação dos agraciados.

As entidades agraciadas são:
- Associação das Pessoas com Deficiência de Montes Claros (MG);
- Associação Jacarezinhense de Atendimento ao Deficiente Auditivo e Visual (PR);
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF);
- Instituto de Cegos do Brasil Central (MG); e
- Associação Juliano Varela (MS).

As cinco personalidades escolhidas são:
- David Pena Ramos César, nasceu com uma síndrome rara que ocasionou na malformação dos seus membros superiores e inferiores e atualmente é palestrante motivacional;
- Patrick Dornelles é Embaixador da ONU dos Objetivos do Milênio (ODM/PNUD), representando a pessoa com deficiência;
- Maria da Penha Maia é uma farmacêutica brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado, e acabou dando o seu nome para a lei que pune a violência contra a mulher;
- Mayara Ferreira é vereadora em Boa Vista (RR). É cadeirante, participou de vários movimentos sociais e luta pelos direitos dos deficientes; e
- Tereza Nelma da Silva é vereadora em Maceió e está ligada à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e à inclusão.

Histórico
O prêmio foi criado em setembro deste ano, por meio de  Resolução 10/15, originada do Projeto de Resolução (PRC) 75/15, da Mesa Diretora. O objetivo é ncentivar as empresas públicas e privadas, entes federados ou personalidades que valorizam esse grupo. os premiados foram escolhidos por votação de um corpo de jurados formado pelo deputado Felipe Bornier, pela deputada Mara Gabrilli e por deputados titulares da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e por um indicado por cada liderança partidária.

Felipe Bornier disse que o prêmio cria um debate e um modelo de fiscalização sobre quem está cumprindo as leis de inclusão e indo além na promoção da igualdade de tratamento e oportunidades para as pessoas com deficiência.

"Nosso objetivo não é somente trazer os 10 agraciados, mas mostrar o alcance. Se você tem uma empresa por que não copiar outras empresas que fazem a inclusão? Vamos mostrar coisas boas, dando exemplo que a Câmara dos Deputados está fazendo seu trabalho nesse sentido", disse o deputado.

Bons exemplos
A deputada Mara Gabrili (PSDB-SP) acredita que divulgar os bons exemplos cria uma rede cada vez maior de ações para aprimorar políticas públicas para o grupo que representa 24% da população, com cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência.

"O Brasil está precisando de bons exemplos. O principal é trazer esses exemplos para essa Casa, para que os deputados conheçam e que influenciem seus trabalhos, sua forma de legislar, sua forma de lidar com o outro. O prêmio tem uma importância muito grande para essa Casa", afirmou a parlamentar, que é tetraplégica e tem a inclusão como uma de suas prioridades do mandato parlamentar.

Da Redação - AR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 75/2015

Íntegra da proposta