Direitos Humanos

Cultura aprova projetos que prestam homenagem a líder abolicionista

19/10/2015 - 17:07  

Gustavo Lima
Autoridades - ME - Ex-ministro do Esporte Orlando Silva
Orlando Silva: o Brasil ainda conhece poucos personagens negros que construíram sua história.

A Comissão de Cultura aprovou dois projetos que prestam homenagem a Luiz Gama, um dos maiores líderes abolicionistas do Brasil.

Conhecido como advogado dos escravos, Luiz Gama não conseguiu se matricular no curso de Direito do Largo do São Francisco, onde hoje é a faculdade de direito da USP, e enfrentou hostilidade de professores e alunos por ser negro, mas persistiu como ouvinte das aulas. Conseguiu uma carta de advogado e com o conhecimento adquirido, defendeu e libertou na Justiça mais de 500 negros escravos.

O primeiro projeto inscreve o nome de Luiz Gonzaga Pinto da Gama no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília (PL 1926/15). O segundo declara Luiz Gama como Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil (PL 1927/15). Os dois projetos são de autoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Homem de ideias
O parlamentar disse que o Brasil ainda conhece poucos personagens negros que construíram sua história. "No que diz respeito à história da contribuição do povo negro para nossa nação, existe pouco conhecimento de personagens.”

Orlando Silva lembrou Luiz Gama se transformou em um homem de ideias, e chegou a ser batizado como apóstolo da abolição no Brasil. “Ele deve fazer parte do panteão de heróis nacionais e deve ser o verdadeiro patrono da abolição no Brasil. Ainda hoje no Brasil você sente não só na escola, na universidade, no mercado de trabalho a diferença que tem entre brancos e negros. O exemplo de Luiz Gama é inspirador, de que se você tiver a mínima condição, a mínima oportunidade, você pode trilhar um caminho de superação. Não há diferença entre negros e brancos além daquela estruturada a partir da dinâmica social."

O presidente da Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros, o historiador Paulino Cardoso, ressaltou a importância de Luiz Gama para a história do Brasil. "Ele é o primeiro grande intelectual a discutir e a deslegitimar a propriedade escrava. Uma das mentes brilhantes da cidade de São Paulo, do estado de São Paulo, uma vida abnegada, dedicada à luta pelo fim dessa chaga. Ele mobilizou tribunais, mobilizou a massa popular para que pudesse por fim à instituição da escravidão. Essa homenagem, essa lembrança faz jus a uma memória que o Brasil não conhece."

Tramitação
Os dois projetos são conclusivos e ainda serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre