Direitos Humanos

Direitos Humanos debate Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra

Expositores e parlamentares ressaltaram a importância de se reparar erros históricos

05/10/2015 - 17:42  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias debateu os princípios e objetivos da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (CNVENB). A frente foi criada em novembro de 2014 e empossada em fevereiro de 2015 pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com a finalidade de resgatar a história da construção do país e definir as políticas públicas de reparação necessárias para a população negra.

Gabriela Korossy
Rosangela Gomes
Deputada Rosângela Gomes: os negros precisam de mecanismos de reparação

A autora do requerimento de audiência pública, deputada Rosângela Gomes (PRB-RJ), ressaltou a importância da discussão. “Nós somos hoje o maior número da população carcerária, que sofre homicídio, que está nas fileiras do racismo, do desemprego, do analfabetismo. Então qualquer mecanismo de reparação que pudermos usar, o faremos”, declarou.

O presidente da CNVENB, o advogado Humberto Adami explicou que os trabalhos se baseiam em três questionamentos: quais foram os crimes da escravidão, por quem eles foram praticados e como e onde foram praticados.

Resgate histórico
A equipe se divide em dois grupos: um que se dedica à pesquisa bibliográfica e outro destinado a recolher provas concretas do crime da escravidão. Para Adami, isso é necessário para que sejam desenvolvidas políticas públicas e se modifiquem atitudes e comportamentos enraizados em um segmento da população brasileira que, segundo ele, “não consegue entender porque é preciso fazer ação afirmativa para pretos, pardos e indígenas”.

“Nós vamos ajudá-los a entender, trazendo os fatos da história da escravidão negra que foram apagados da história do Brasil. Vamos mergulhar na memória da escravidão, buscar o horror, ajudar esse segmento da população a enxergar e depois partiremos para a reparação”, explicou.

O primeiro relatório parcial da Comissão da Verdade da Escravidão Negra será apresentado em novembro e o texto final está previsto para o fim de 2016.

Reportagem - Pedro Lins
Edição - Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.