Direitos Humanos

Lançado na Câmara prêmio em prol da inclusão de pessoas com deficiência

23/09/2015 - 17:54   •   Atualizado em 24/09/2015 - 12:06

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Lançamento oficial do prêmio  “Prêmio Brasil Mais Inclusão”, a ser concedido, anualmente a empresas públicas ou privadas, entes federados (União, Estados e Municípios), entidades ou personalidades, que tenham realizado trabalhos ou ações que mereçam especial destaque na inclusão de pessoas com deficiência. Dep. Felipe Bornier (PSD-RJ)
O deputado Felipe Bornier, autor da iniciativa, destacou que o prêmio terá grande relevância social

A Câmara dos Deputados lançou, nesta quarta-feira (23), o "Prêmio Brasil Mais Inclusão", a ser concedido, anualmente, a empresas públicas ou privadas, entes federados (União, estados, Distrito Federal e municípios), entidades ou personalidades que tenham realizado trabalhos ou ações que mereçam destaque na inclusão de pessoas com deficiência.

Uma iniciativa do 2ª secretário da Câmara, deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), a condecoração será concedida sempre 2 durante a semana em que se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).

Na cerimônia de lançamento, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, lembrou outras iniciativas já realizadas na Casa neste ano em prol da inclusão, como a instalação da Comissão Permanente das Pessoas Com Deficiência  e a aprovação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/15). “Isso mostra que a instituição passou a dar a devida valorização ao tema, buscando propiciar mais efetividade à legislação”, afirmou.

Reabilitação
Participante de outro programa da Câmara, o Parlamento Jovem, o cadeirante Patrick Teixeira, da Paraíba, aproveitou a ocasião para pedir apoio à instalação de uma unidade da rede Sarah de hospitais em seu estado. A rede trabalha com a reabilitação de pessoas com deficiência.

"O Nordeste conta hoje com apenas três unidades, uma em Fortaleza, outra em Salvador e uma terceira em São Luís. 27% da população paraibana têm algum tipo de deficiência", informou Patrick.

Inscrições
Os 10 vencedores do "Prêmio Brasil Mais Inclusão" serão contemplados com diplomas de menção honrosa. As inscrições estarão abertas até 23 de outubro e deverão ser feitas na página da Câmara. Neste ano, a cerimônia de premiação ocorrerá em 3 de dezembro.

Os critérios para concessão do prêmio baseiam-se nos valores da igualdade de tratamento e oportunidade, da justiça social, do respeito à dignidade da pessoa, do bem-estar e de outros presentes na Constituição Federal e na legislação que preserva os direitos da pessoa com deficiência.

A análise dos trabalhos indicados serão realizadas por um Conselho Deliberativo, composto por membros da Mesa Diretora (2º e 3º secretários) e da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, além de um representante de cada partido com assento na Câmara.

As empresas concorrerão ao prêmio proporcionalmente ao número de pessoas com deficiência contratadas. Nas demais categorias, os concorrentes serão separados em várias áreas de atuação, como educação e saúde.

Reportagem – Sílvia Mugnatto
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.