Direitos Humanos

Comissão de Direitos Humanos terá subcomissão para acompanhar questão indígena

05/08/2015 - 18:59  

Os integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovaram nesta quarta-feira (5) a criação da subcomissão especial para acompanhar a questão indígena no Brasil.

De acordo com o deputado Elizeu Dionizio (SD-MS), que solicitou a criação do colegiado, a subcomissão vai ser uma importante contribuição para se resolver os impasses que envolvem a maioria dos 900 mil índios do Brasil.

Conflitos em Mato Grosso do Sul
Atualmente, os índios ocupam 91 propriedades rurais em Mato Grosso do Sul, sendo que em grande parte houve conflito com os proprietários rurais.

“Os indígenas passam por uma transformação social radical e rápida, que coloca em risco a integridade física e cultural deles, além de gerar conflitos pela disputa de terra em todo o país e, principalmente, no Mato Grosso do Sul”, enfatizou o parlamentar.

Os conflitos por terra são constantes, no mês passado 500 indígenas ocuparam três fazendas no município sul-mato-grossense de Aquidauana para reivindicar a ampliação da reserva Taunay Ipegue. Esse litígio dura três décadas. Os fazendeiros estão proibidos de retirar o gado da área. “O que pode causar um conflito a qualquer momento”, assinalou o parlamentar.

Em junho, equipes da Força Nacional tiveram de se deslocar para as áreas de conflito entre indígenas guarani kaiowá e produtores rurais na região sul do estado para evitar novos embates na área.

Nos municípios de Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Amambai cerca de 160 índios ocuparam três propriedades rurais para exigir a demarcação de terras indígenas, sendo que no dia 22 de junho, durante ocupação da fazenda Madama, localizada em Coronel Sapucaia, os índios entraram em confronto com proprietários rurais e tiveram de deixar a fazenda para evitar mortes.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 215/2000

Íntegra da proposta