Direitos Humanos

Jean Wyllys reclama de suposta adulteração de sua fala em vídeo contra negros

21/05/2015 - 14:28  

O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) afirmou há pouco, na CPI que investiga o aumento de mortes e desaparecimento de jovens negros no Brasil, que um vídeo fraudulento foi postado na internet com uma manipulação de sua fala. Segundo Wyllys, na edição fraudulenta ele diz que "pessoas negras e pobres são mais perigosas que as pessoas brancas". De acordo com o deputado, o que ele comentava na realidade é que "há um discurso racista, muitas vezes promovido pela mídia, que passa a ideia de que as pessoas negras são mais perigosas do que as pessoas brancas".

“Isso foi um ato criminoso. Foi uma fraude cometida sobre uma fala que eu fiz numa reunião antiga. Eu exijo que a CPI faça um comunicado público para reprimir esse fato”, disse o parlamentar.

Wyllys afirmou que o responsável pelo vídeo foi um membro da CPI, que postou, inclusive, o vídeo manipulado em sua página pessoal de uma rede social. Ele se referia ao deputado delegado Eder Mauro (PSD-PA). Ele exigiu que a CPI se posicione sobre o ato, pedindo, inclusive, a saída de Eder do colegiado.

Eder Mauro afirmou que não tem receio de defender os bons princípios da família brasileira. “Não fui eleito para destruir família e não tenho receio de ser acionado pela Justiça e pela comissão de ética desta Casa”, disse. Segundo o deputado, o vídeo não está fora daquilo que foi falado na comissão. “Todos devemos responder por aquilo que falamos”, disse o parlamentar.

O presidente da CPI, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), afirmou que a comissão não tem competência para desligar nenhum integrante, pois essa é uma atribuição dos partidos. Ele disse que vai disponibilizar a intervenção completa do deputado Jean Wyllys e afirmou que na próxima terça-feira a CPI vai se pronunciar a respeito do fato.

A reunião encerrou-se há pouco.

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.