Direitos Humanos

Em sessão solene, deputados pedem derrubada da PEC da demarcação de terras indígenas

16/04/2015 - 12:11  

O deputado Nilto Tatto (PT-SP) disse, na sessão solene comemorativa do Dia do Índio, que ocorre neste momento no Plenário da Câmara, que a população indígena tem um crescimento médio maior que a população brasileira, graças às terras que foram conquistadas nos últimos anos. “O Brasil já terminou essa fase de querer eliminar a diversidade cultural”, afirmou ele, conclamando os colegas a votar contra a PEC 215/00, que transfere do Executivo para o Legislativo a decisão sobre a demarcação de terras indígenas.

O deputado Vicentinho Júnior (PSB-TO) disse que a bancada que defende os povos indígenas na Câmara pode ser pequena, mas é aguerrida. Ele tranquilizou os índios presentes afirmando que essa bancada conseguirá sensibilizar os demais quanto à necessidade de rejeição da PEC 215/00.

Para o deputado Ivan Valente (Psol-SP), a PEC 215/00 é inconstitucional e foi proposta por aqueles que querem usar a motosserra nas terras indígenas. Segundo ele, o Brasil tem uma dívida sagrada com os índios, desde a época em que se propagou a varíola entre as populações indígenas. “Nós devemos organizar a resistência contra os ruralistas”, afirmou.

Assista ao vivo

Mais informações a seguir

Reportagem – Wilson Silveira
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.