Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

18/03/2015 - 14h20

Ministra lista projetos prioritários para defesa das mulheres negras

A bancada feminina recebeu, nesta quarta-feira, da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, uma lista de projetos de lei prioritários em defesa da mulher negra no Brasil. A secretária defende, por exemplo, acabar com a revista pessoal vexatória nos presídios, determinando como regra o uso de equipamentos de raio-x e restringindo a revista manual.

Ela também defende a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar por que 80% dos homicídios cometidos no Brasil têm como vítimas jovens negros. Essa CPI já foi aprovada pela Presidência da Câmara e aguarda agora sua instalação.

A presidente da bancada feminina, deputada Dâmina Pereira (PMN-MG), se comprometeu com a pauta."É a luta que nós também, dentro da bancada, estamos sempre tentando conseguir melhorar, acabar com essa discriminação racial que é um absurdo na nossa sociedade em pleno século 21."

Reportagem - Carolina Nogueira
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Karlos Santos | 20/03/2015 - 07h59
Na questão da apuração de por que 80% dos homicídios cometidos no Brasil têm como vítimas jovens negros, será levantado a cor dos assassinos? Esta questão, por motivos óbvios, tem sido colocada para baixo do tapete, pois, afinal, não seria interessante saber que a maior parte dos assassinatos são negros matando negros.