Direitos Humanos

Direitos Humanos vai ao Pará acompanhar apuração de chacina

06/11/2014 - 17:13  

Divulgação
Deputado Assis do Couto (PT-SP)
Assis do Couto: o episódio que chocou a população merece atenção deste colegiado para que essas violações não resultem em impunidade.

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias vai realizar diligências em Belém do Pará para verificar a apuração do assassinato do cabo da Polícia Militar Antônio Marcos da Silva Figueiredo, e da chacina que se seguiu, entre 4 e 5 de novembro, quando pelo menos nove pessoas foram mortas, supostamente por milicianos, em retaliação ao assassinato do referido policial.

A diligência foi aprovada, por unanimidade, em reunião desta quarta-feira, mas ainda não tem data definida.

Antes das diligências, a comissão vai solicitar informações e providências às autoridades públicas do Pará a respeito das investigações sobre as mortes. Pelo noticiário, as execuções foram anunciadas em redes sociais e em seguida realizadas.

Boatos na internet afirmavam que havia ocorrido mais de cem mortes, mas a polícia confirmou apenas nove mortes até agora, e afirmou que irá procurar os responsáveis por espalhar o pânico entre a população.

O presidente da comissão, deputado Assis do Couto (PT-PR) assinalou que “os homicídios, com características de execução por grupo de extermínio, formado por agentes públicos, revestem-se da maior gravidade, inclusive expondo a risco outros servidores públicos não envolvidos em execuções sumárias. Por isso o episódio que chocou a população da capital paraense é objeto da atenção deste colegiado parlamentar e de outras entidades no acompanhamento da apuração, para que essas violações dos direitos humanos não resultem em impunidade".

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.