Direitos Humanos

Comissão de Direitos Humanos discute chacina ocorrida no PR na ditadura militar

Chacina, reconhecida pela Comissão da Verdade, aconteceu às margens da Estrada do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu; restos mortais continuam desaparecidos.

21/05/2014 - 09:13  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza audiência pública hoje sobre a chacina ocorrida no Parque do Iguaçu (PR), durante a ditadura militar. “Em depoimento recente à Comissão Nacional da Verdade, o coronel reformado do Exército Brasileiro, Paulo Malhães, admitiu ter participado da chacina e afirmou que os corpos das vítimas foram enterrados no Parque do Iguaçu”, afirma o deputado Assis do Couto (PT-PR), que propôs o debate.

Na chacina foram mortos os brasileiros Onofre Pinto, Daniel José de Carvalho, Joel José de Carvalho, José Lavecchia, Vitor Carlos Ramos, e o argentino Enrique Ernesto Ruggia.

O ato criminoso foi reconhecido pela Comissão Nacional da Verdade, e é objeto de estudo do livro Onde foi que vocês enterraram nossos mortos, do autor Aluízio Palmar. O autor é um dos convidados do debate.

“Pretende-se aprofundar os debates a respeito do tema com o objetivo de se obter uma forma de localizar os corpos das vítimas, bem como para possibilitar que uma parte da história brasileira seja totalmente desvendada”, explica Assis do Couto.

Debatedores
Foram convidados para a audiência:
- professor doutor da Universidade Federal da Fronteira Sul Antonio Marcos Myskiw;
- o jornalista e autor do livro "Onde foi que vocês enterraram nossos mortos?" Aluízio Ferreira Palmar;
- a jornalista, Juliana Schwartz Dal Piva;
- Lilian Clotilde Ruggia, familiar de uma das vítimas da chacina;
- representante da Comissão Nacional da Verdade, Rosa Cardoso;
- o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Ricardo Vizentin; e
- o coordenador-geral da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Rafael Luiz Feliciano da Costa Schincariol.

A audiência será realizada no plenário 9, a partir das 14 horas.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.