Direitos Humanos

Frente aprova nota de apoio a prefeita ameaçada de morte no MT

Parlamentares defendem a inclusão de Bett Sabah no Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos.

19/02/2014 - 15:05  

Reprodução Agência Senado
Prefeita Bett Sabah
Bett Sabah pediu proteção policial em MT, mas foi informada de que não havia efetivo suficiente.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos aprovou nota de apoio à prefeita de Rondolândia (MT), Bett Sabah. Ela assumiu o cargo em janeiro de 2013 e, há oito meses, tem recebido ameaças de morte. Há uma semana, foi informada de que sua cabeça valeria R$ 130 mil.

Em reunião da frente, nesta quarta-feira (19), a prefeita, filiada ao PT, relatou que acredita estar sendo ameaçada por ter se contraposto a forças políticas tradicionais na cidade, fundada há 16 anos. Enfermeira e mãe de dois filhos, ela contou ter entrado na política na tentativa de resolver problemas crônicos no município, como a falta de água. Rondolândia tem cerca de 3,6 mil habitantes e fica a 1,1 mil quilômetros da capital, Cuiabá, na fronteira com Rondônia.

Bett Sabah disse que procurou proteção das forças policias em Mato Grosso, mas foi infomada de que não haveria efetivo suficiente e que seria melhor contratar segurança particular.

"Já falei com o Ministério Público Federal e com a Secretaria de Segurança Pública – sei que há encaminhamento no sentido de mandar mais efetivo policial para o município, que a gente fica ilhado”, declarou a prefeita. “Vim até Brasília para verificar se consigo resolver esse problema, porque não é só a minha segurança, mas a do município também. O Estado tem de fazer sua parte e resguardar a vida das pessoas”, completou.

Autoridades
A frente decidiu acompanhar Bett Sabah em visita à ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, além de designar um grupo de parlamentares para ir a Mato Grosso e falar com o governador, Silval Barbosa.

Segundo a coordenadora do colegiado, deputada Erika Kokay (PT-DF), é necessário relatar o caso a diferentes autoridades. "Não podemos permitir que uma prefeita seja ameaçada de forma próxima à barbárie por alguém que busca se impor ao estado democrático de direito”, afirmou.

A frente parlamentar vai reforçar a necessidade de Bett Sabah ser integrada ao Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, a fim de que possa receber apoio da Polícia Federal. O pedido já foi feito à Secretaria de Direitos Humanos, responsável pelo programa, mas os parlamentares querem acelerar o processo.

Reportagem – Ana Raquel Macedo
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.