Direitos Humanos

Enquete da Câmara sobre conceito de família tem mais de 20 mil votos em 24 horas

Polêmica sobre texto-base para o Estatuto da Família, que define entidade familiar como o núcleo formado a partir da união entre homem e mulher, gera efeito viral nas mídias sociais e soma o maior número de votos em um único dia em enquetes promovidas pelo Portal da Câmara dos Deputados.

12/02/2014 - 19:13  

Saulo Cruz
Anderson Ferreira
Anderson Ferreira, autor do projeto: a base de todos os problemas é a desestruturação familiar.

A nova enquete do Portal da Câmara dos Deputados sobre conceito de família, incluída na terça-feira (11), gerou efeito viral no Facebook e no Twitter e obteve, somente nas primeiras 24 horas, mais de 20 mil votos. É a pergunta com a maior participação popular em um único dia, o que já garante o 6º lugar entre as enquetes disponíveis para votação no site.

O objetivo do questionamento é avaliar se os cidadãos são favoráveis ou contrários ao conceito incluído no Projeto de Lei 6583/13, do deputado Anderson Ferreira (PR-PE), que cria o Estatuto da Família. De acordo com o texto, que apresenta diretrizes de políticas públicas voltadas para a entidade familiar e obriga o Poder Público a garantir as condições mínimas para a “sobrevivência” desse núcleo, família é formada a partir da união entre homem e mulher.

O resultado parcial também é um dos mais acirrados entre todas as enquetes do portal: 57% das pessoas são contrárias ao texto; 42%, favoráveis ao conceito previsto na proposta; e o restante não tem opinião formada.

“Nosso intuito começou a ser alcançado com a ampliação desse debate sobre a valorização da família. O governo trabalha em várias ações, como no combate às drogas, por exemplo, mas esquece que a base de todos os problemas é a desestruturação familiar”, ressalta Anderson Ferreira. O deputado acredita que, com a votação das políticas públicas previstas no projeto, o Congresso poderá deixar às gerações futuras diretrizes para o Estado cuidar melhor do núcleo familiar. “A participação nessa enquete mostra que a sociedade está clamando por um posicionamento”, concluiu o parlamentar.

Famílias homoafetivas

Arquivo/ Leonardo Prado
Ricardo Berzoini
Ricardo Berzoini é contra a proposta: Estado deve reconhecer outras formas de arranjo familiar.

Para o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que convidou seus seguidores do Twitter a votar na enquete e se posicionou contrário ao conceito previsto, o texto em discussão tenta, de forma transversal, estabelecer restrições às políticas públicas para as famílias homoafetivas. “Com a modernização da legislação, o Estado reconhece outras formas de arranjo familiar. E todos os países mais avançados seguem nessa direção, no sentido mais amplo de conceito de família”, argumenta.

Comissão especial
No último dia 5, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, criou uma comissão especial para analisar a proposta. Os líderes partidários deverão indicar os integrantes do colegiado, que será formado por 23 deputados titulares.

Cidadania
Os números gerados nas enquetes não têm valor científico, como em qualquer pesquisa desse tipo realizada em portais. O objetivo das votações é despertar o debate para propostas em tramitação na Câmara dos Deputados, além de ampliar a divulgação sobre os temas e ser uma oportunidade para os cidadãos se posicionarem a respeito de determinado projeto.

“Com essa enquete, vários brasileiros estão hoje conversando sobre o futuro Estatuto da Família e, ao se posicionarem com relação ao texto ideal, exercendo sua cidadania. Essa iniciativa é parte de um esforço em aumentar a interação com a sociedade e, consequentemente, a participação popular no processo legislativo”, destaca a diretora da Coordenação de Participação Popular (CPP), Simone Ravazzolli, área gestora das manifestações dos cidadãos pelos vários canais de interação da Câmara.

E você? É a favor ou contra o conceito de família como núcleo formado “a partir da união entre homem e mulher”? Participe da enquete e deixe também o seu comentário abaixo.

Da Redação – MO
Com informações da Coordenação de Participação Popular

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.