Direitos Humanos

Vídeo do Paraná vence concurso sobre Lei Maria da Penha no júri popular

A cerimônia de premiação será no dia 12 de março. Além da exibição dos curtas, o concurso premiará com um tablet cada um dos seis alunos realizadores.

11/02/2014 - 19:07  

O vídeo "Violência contra a mulher: não compactuamos com isso", da estudante paranaense Gislaine Renata Vilhas Voas, foi o vencedor do 2º Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha na categoria Júri Popular.

O curta - que teve Daniel Donato Piasecki como professor responsável - foi o mais votado na página oficial do concurso no Facebook, com 2.508 votos. Serão premiados ainda outros cinco vídeos, selecionados pela comissão julgadora, sendo um por região do País.

O Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha é promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados - composta pela Procuradoria da Mulher e pela Coordenação da Bancada Feminina - e pela Procuradoria da Mulher do Senado Federal, em parceria com o Banco Mundial.

Esta segunda edição é voltada a alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas, com idade entre 14 e 18 anos, e marca o sétimo aniversário da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), em vigor desde 2006. Os vídeos abordam o tema "Violência contra a mulher, o que você tem a ver com isso?"

Dos 55 vídeos inscritos na seleção, 35 cumpriram as normas do regulamento e 20 foram desclassificados. Foram considerados válidos 14 trabalhos da região Sul, 11 do Nordeste, 6 do Sudeste, 3 do Centro-Oeste e 1 do Norte.

Divulgação e premiação
Os trabalhos vencedores serão exibidos nos meios de comunicação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; nas redes de comunicação dos parceiros, como o Banco Mundial; e serão disponibilizados no portal do concurso.

A cerimônia de premiação será no dia 12 de março. Além da exibição dos curtas, o concurso premiará com um tablet cada um dos seis alunos realizadores e dos professores que orientaram os trabalhos.

Como parte da premiação, os vencedores e seus respectivos professores e responsáveis legais (18 pessoas) farão um passeio cívico por Brasília, no dia 11 de março. No dia 12, a programação envolve visitação institucional ao Congresso Nacional e aos estúdios da TV Senado e da TV Câmara; encontro com as parlamentares da Bancada Feminina, além do evento de premiação, previsto para as 18 horas, no Salão Nobre da Câmara.

Rosângela Rigo, representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres na comissão julgadora, ressalta que o concurso fortalece o debate sobre a violência nas salas de aula. "Um dos principais pilares da violência contra as mulheres ainda é a desigualdade que as mulheres sofrem. Quanto mais a gente puder discutir com crianças, com jovens, melhor será para que a gente possa também fazer com que, como a própria pergunta diz no concurso: o que cada um tem a ver com a violência contra as mulheres?”

Na opinião de Rosângela Rigo, enfrentar essa violência é fazer uma reflexão de quais são as ações necessárias para combate-la. “O poder público tem que ampliar redes de serviços especializados, e cada vez mais atender as mulheres de forma integral e humanizada; mas acima de tudo também fazer com que a sociedade possa pensar o seu papel e como ela pode interagir e integrar nessa transformação tão necessária para a gente enfrentar esse altos índices de violência contra as mulheres no Brasil."

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.