Direitos Humanos

Prefeito propõe a CPI força tarefa para combater exploração sexual em SP

Ideia é mobilizar Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Vara da Infância e da Juventude, além de conselhos tutelares para enfrentar o problema in loco.

22/10/2013 - 16:19  

Arquivo/ Gustavo Lima
Liliam Sá
Liliam Sá: conselhos tutelares estão em situação precária.

Deputados que integram a CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes reuniram-se nesta semana com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, para debater o combate ao abuso sexual de meninos e meninas na cidade. Relatora da CPI, a deputada Liliam Sá (Pros-RJ) considerou positivo o encontro e destacou que Haddad propôs a criação de uma força tarefa de vários órgãos e entidades para intensificar a fiscalização e reprimir a exploração de crianças e adolescentes em todas as regiões da capital paulista.

“O prefeito se comprometeu a mobilizar o Judiciário, o Ministério Público, a Polícia Civil, a Vara da Infância e da Juventude e os conselhos tutelares para ir a esses lugares e combater a exploração sexual in loco”, disse a deputada.

Liliam também informou que Haddad pretende aproveitar a abertura do governo federal em relação à restruturação dos conselhos tutelares para melhorar a estrutura ofertada em São Paulo. “Essas instituições estão em situação muito precária”, declarou a parlamentar.

Fiscalização
A relatora destacou ainda o encontro com a secretária de Justiça de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda. A secretária alertou para o fato de que grande parte das crianças em situação de vulnerabilidade na cidade vem de ônibus do Amazonas (especialmente da capital, Manaus), do Pará e do Ceará. A secretária admitiu que é fundamental uma fiscalização mais rígida para controlar a saída dessas crianças de seus estados.

Eloisa também teria demonstrado preocupação com os aeroportos da cidade, por onde estariam chegando meninas menores de 18 anos vindas do Congo e da Somália, supostamente financiadas pela máfia russa, para serem exploradas sexualmente em São Paulo. Por fim, a secretária se comprometeu a tomar providências para melhorar a fiscalização da entrada de pessoas em Guarulhos e Congonhas.

Itaquerão
A deputada Keiko Ota (PSB-SP), que sugeriu a ida de parlamentares a São Paulo, demonstrou preocupação com casos de exploração de crianças no entorno das obras do Itaquerão e nas proximidades do Largo do Arouche e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Em relação aos arredores do futuro estádio do Corinthians, a parlamentar disse que a situação no local já era preocupante no bairro de Itaquera, mais foi agravada por conta da construção da arena esportiva.

Dep. Keiko Ota (PSB-SP)
Keiko Ota está preocupada com os casos de exploraçaõ sexual nos arredores das obras do Itaquerão.

Keiko defendeu ações pontuais da polícia e de outros órgãos do estado nessas regiões. A presidente da CPI, deputada Erika Kokay (PT-DF), concordou que é essencial romper o ciclo da impunidade. Segundo ela, já foram mapeadas 200 rotas de exploração sexual no País, a maioria envolvendo o eixo Norte-Nordeste.

Internet
Os deputados participaram também de audiência com representantes do Tribunal de Justiça, da Câmara Municipal de São Paulo e da Polícia Federal (PF). O delegado da PF, Aldo Iwata, cobrou atenção para o poder da internet no aliciamento das crianças e adolescentes de todas as classes sociais. Ele citou casos de meninos de 14 anos, geralmente do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, que, trazidos para São Paulo, passam por um processo de feminilização, a fim de depois serem enviados à Europa para trabalhar na prostituição em regime análogo à escravidão.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.