Direitos Humanos

CPI vai a Campos (RJ) apurar denúncias de exploração sexual de crianças

12/09/2013 - 19:55  

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vai realizar audiência em Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de outubro, para apurar as denúncias do caso conhecido como “Meninas de Guarus”.

De acordo com a relatora da comissão, deputada Liliam Sá (PP-RJ), desde 2009, quando adolescentes exploradas sexualmente foram encontradas em um hotel naquela cidade, o inquérito não evoluiu.

Foram convocados para prestar depoimento o ex-vereador Nelson Nahim, que em 2009 era presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, e o ex-vereador Mário Lopes.

Caso das “Meninas de Guarus”
Segundo denúncias, crianças e adolescentes foram drogadas e exploradas sexualmente. “Quatro anos após este terrível escândalo de pedofilia e exploração sexual de crianças e adolescentes este crime ainda continua sem solução.”

Para Liliam Sá, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) vem sendo desrespeitados diariamente e em alguns lugares com a conivência de representantes do poder público. "Nós temos que acabar com essa fantasia de que ela está em prostituição então deixa rolar. Não! Criança não se prostitui ela é prostituída. Existe atrás dela um grupo que a explora, existe atrás dela um cafetão, uma cafetina, alguém que tira proveito da fragilidade, da vulnerabilidade de crianças e adolescentes pobres desse País.”

Reportagem - Karla Alessandra
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.