Direitos Humanos

CPI discute caso de criança desaparecida há 26 anos no Tocantins

27/08/2013 - 08:46  

Arquivo/ Beto Oliveira
Professora Dorinha Seabra Rezende
Professora Dorinha reclama do descaso das autoridades.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas no Brasil promove audiência pública hoje para debater o desaparecimento de Sérgio Leonardo Mateus Cardoso, raptado na porta da casa dos avós, quando tinha um ano e nove meses de idade. O caso ocorreu em 1987, em Porto Nacional (TO).

Além da mãe de Sérgio Leonardo, Zulmira Gonzaga Cardoso, foi convidado para a audiência o assessor do Departamento de Polícia da Criança e Adolescente de Pernambuco, delegado Ademir Soares de Oliveira. "A mãe de Sérgio Leonardo conseguiu muitas provas, mas não conseguiu reencontrar o filho nem ter o caso esclarecido pelas autoridades policiais e judiciais. E o processo investigatório, por incrível que pareça, foi arquivado", disse a deputada Professora Dorinha Seabra Resende (DEM-TO), que sugeriu o debate.

A parlamentar afirmou que a história de Zulmira e de seu filho mostra o descaso das autoridades. “Esse caso mostra a negligência, ausência, e mais que isso, a cumplicidade das autoridades que deveriam resguardar o cidadão. Há dados concretos de conselhos tutelares que mostram negligência nesse aspecto”, disse.

A audiência será realizada a partir das 10 horas, no Plenário 11.

Após o debate, a CPI deverá tomar depoimentos dos delegados Edison de Souza Parente, Marcos Molitor e Edson Asevedo Soares, e do advogado Germiro Moretti. Um dos assuntos em pauta são denúncias de tráfico de crianças na cidade de Cuiabá (MT).

Da Redação/DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.