Direitos Humanos

Líder indígena diz estar otimista quanto a acordo para evitar tramitação de PEC

16/04/2013 - 19:31  

Uma das lideranças indígenas que está reunida neste momento com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, o cacique Nailton Pataxó disse estar otimista quanto a um acordo que impeça a tramitação da PEC 215/00, que transfere para o Legislativo o poder de homologar as terras indígenas.

Segundo ele, o compromisso dos líderes partidários de que a comissão especial não será instalada e, portanto, a PEC terá a tramitação congelada, atende aos apelos dos índios. Ele disse, no entanto, que quer a segurança de que a proposta será arquivada. "Não estou aqui para negociar prazos", disse.

O líder indígena condenou a proposta. "Ela abre portas para nossos inimigos entrarem nas nossas terras, as mineradoras, madeireiras, hidrelétricas, arrendamento de pastos, e isso não queremos para a comunidade", disse.

Ocupação do Plenário
Alguns deputados criticaram a invasão do Plenário pelos índios nesta tarde. O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), caracterizou a invasão como "deplorável". "É de uma truculência ímpar essa atitude. Quando a PEC os agrada, eles estão aqui para apoiar. Quando não têm interesse, eles se acham no poder de invadir o Plenário?", questionou.

O deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) também reclamou da invasão. "É uma sequência de eventos em que os abusos ocorreram. Já tivemos o cancelamento da reunião da CCJ por conta dos índios. Precisamos de regras mais claras para permitir a entrada aqui no Congresso", disse.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 215/2000

Íntegra da proposta