Direitos Humanos

Índios suspendem manifestação para aguardar decisão da presidência da Câmara

16/04/2013 - 18:24  

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Índios invadem o plenário
A proposta transfere do Executivo para o Congresso a decisão sobre a demarcação de terras indígenas.

A liderança indígena Marcos Apolinã informou há pouco que os índios que estão no Plenário da Câmara decidiram dar uma trégua de 20 minutos para que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, decida formalmente sobre a criação da comissão especial para analisar a PEC 215/00.

A proposta transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil.

O deputado Sarney Filho (PV-MA) está intermediando as negociações com os índios. De acordo com o parlamentar, mais de 1000 lideranças indígenas estão no Congresso Nacional e não vão sair, ate que seja resolvida a questão da PEC 215/00.

Comissão especial
A PEC 215/00 foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em março do ano passado. A fase seguinte é a análise em uma comissão especial, que foi criada na última quarta-feira (11), mas será instalada apenas após os partidos indicarem seus integrantes.

O presidente Henrique Eduardo Alves anunciou nesta tarde a suspensão temporária da escolha dos membros da comissão especial.

Assista ao vivo

Reportagem - Renata Tôrres
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.