Direitos Humanos

Comissão de Seguridade aprova convivência de criança com pais presos

15/04/2013 - 22:08  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Grande Expediente - dep. Rosinha da ADEFAL (PTdoB-AL)
Rosinha da Adefal: visitas periódicas reforçam os laços de famílias atingidas por rupturas.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, no último dia 10, o Projeto de Lei 2785/11, do Executivo, que assegura a convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai preso. Pelo texto, os filhos poderão fazer visitas periódicas aos pais, promovidas pelo responsável; ou, quando estiverem em acolhimento institucional, pela entidade responsável, independentemente de autorização judicial.

Para a relatora do projeto, deputada Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), “as visitas periódicas reforçam laços familiares e promovem o entendimento em famílias atingidas por rupturas e a convivência de pais privados da liberdade com seus filhos”.

O projeto prevê também que, em princípio, a criança ou o adolescente será mantido em sua família de origem, que deverá obrigatoriamente ser incluída em programas oficiais de auxílio. A condenação criminal do pai ou da mãe não implicará destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso que tenha sido cometido contra o próprio filho ou filha.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2785/2011

Íntegra da proposta