Direitos Humanos

Blogueira cubana defende fim do embargo ao seu país

20/02/2013 - 14:07  

A blogueira Yoani Sánchez defendeu o término do embargo econômico dos Estados Unidos a Cuba, por considerar que o mecanismo não funcionou como método de pressão ao regime castrista. "Também quero que termine o embargo para ver como o governo cubano vai explicar o seu fracasso", disse, em debate com parlamentares no Plenário 1.

Yoani respondeu às perguntas do deputado Glauber Braga (PSB-RJ), que reclamou que outros parlamentares estavam utilizando politicamente a visita da blogueira ao País."Muitos se utilizam deste momento como palanque, inclusive aqueles que são responsáveis pela concentração das terras e da riqueza. É muito ruim que a coisa descambe para esse lado."

A blogueira também se posicionou contrariamente à base de Guantánamo, onde os Estados Unidos detêm prisioneiros terroristas: "Sou uma civilista. Não posso estar de acordo."

Yoani disse ainda que veio ao Brasil e seguirá em viagem por nove outros países com a ajuda de outros blogueiros e da Anistia Internacional. "Vou graças à solidariedade de muitas pessoas pequenas como eu", explicou.

O Plenário está lotado e manifestantes protestam do lado de fora.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.