Direitos Humanos

Chegada de blogueira cubana à Câmara tem tumulto

20/02/2013 - 12:24  

Yoani foi recebida no Plenário, fato que interrompeu a sessão em andamento e causou tumulto.

A chegada da blogueira cubana Yoani Sánchez à Câmara dos Deputados para exibição do documentário "Conexão Cuba-Honduras" foi tumultuada nesta manhã. Antes de chegar ao Plenário 1, onde será exibido o documentário, Yoani passou pelo Plenário da Casa, o que interrompeu a sessão e gerou elogios e reclamações.

O cineasta brasileiro Dado Galvão, autor do filme, relatou há pouco as dificuldades para trazer Yoani Sánchez ao Brasil, algo que ele disse ter tentado desde 2010.

O Plenário 1 já está lotado. Representantes de movimentos sociais pedem aos deputados da Mesa, quase todos do PSDB e do DEM, para que abram as portas da sala aos movimentos. No corredor, grupos protestam.

Yoani Sanchez ganhou notoriedade com o blog “Generación Y”, que critica o regime cubano. Ela chegou ao País na madrugada da segunda-feira (18) e, desde então, tem sido alvo de protestos de defensores do regime castrista. A atuação dos manifestantes impediu a transmissão do documentário ontem em Feira de Santana, na Bahia, e obrigou a blogueira a cancelar eventos.

Proteção da Polícia Federal
Parlamentares de oposição já manifestaram apoio à blogueira. O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) apresentou um requerimento para que a Polícia Federal assuma a proteção da cubana durante sua estada no País, e investigue a atuação de um funcionário da Secretaria-Geral da Presidência da República num suposto plano de espionagem e perseguição política à blogueira articulado pelo governo cubano. O requerimento ainda não foi votado.

Da Redação/ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.