Direitos Humanos

Terminais de passageiros poderão ter mensagem contra exploração de crianças

11/01/2013 - 19:01  

Arquivo/ Gustavo Lima
Liliam Sá
Liliam: é importante divulgar a mensagem para os turistas.

A Câmara analisa proposta que determina a instalação de mensagem contra a exploração sexual e o tráfico de crianças e adolescentes, além do número do Disque Denúncia (100), em terminais aeroportuários, portuários, ferroviários e rodoviários de passageiros. Pela proposta, a mensagem também deve ser veiculada nos bilhetes de passagem do transporte público. A medida está prevista no Projeto de Lei 4469/12, da deputada Liliam Sá (PSD-RJ).

Atualmente, a Lei 11.577/07 já exige a afixação dessas mensagens em hotéis, motéis, bares, salões de beleza, postos de gasolina, entre outros estabelecimentos. “A lei deixou de fora, porém, lugares com grande circulação de pessoas como os terminais. Esses locais são de extrema importância para a divulgação desse tipo de mensagem, que tem o objetivo de atingir os turistas, nacionais ou estrangeiros”, argumenta a deputada.

Multa
O texto também fixa uma multa de R$ 1 mil para os casos de descumprimento da norma. Em caso de reincidência, a multa será cobrada em dobro. Hoje, a Lei 11.577/07 não prevê multa para a ausência da mensagem contra a exploração de crianças e adolescentes em qualquer dos estabelecimentos listados no projeto.

Tramitação
A proposta, que tramita apensada ao PL 533/2011, será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4469/2012

Íntegra da proposta