Direitos Humanos

Comissão rejeita exploração de recursos hídricos na aldeia indígena Xucurus

06/12/2012 - 16:49  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias rejeitou, na quarta-feira (28), proposta que autoriza a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a aproveitar os recursos hídricos da aldeia dos índios Xucurus, no município de Pesqueira (PE).

A medida está prevista no Projeto de Decreto Legislativo 2766/10, da ex-deputada Ana Arraes (PSB-PE). O relator da proposta, deputado Padre Ton (PT-RO), argumentou que, antes de autorizar a exploração, é preciso que a aldeia indígena seja consultada, além de autorização da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Ele ressaltou que, apesar de a Compesa já ter conseguido autorização judicial para explorar os recursos das terras ocupadas pelos xucurus, essa medida não tem respaldo constitucional.

“O fato de a Justiça ter obrigado a Compesa a repassar à Funai 20% da arrecadação não serve como desculpa ou atenuante, e vem demonstrar, clara e meridianamente, o desrespeito aos direitos das populações indígenas à participação nos resultados de tal exploração”, argumentou.

Tramitação
A proposta já foi rejeitada na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e ainda será examinada pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 2766/2010

Íntegra da proposta