Direitos Humanos

Bancada feminina quer mais recursos para combater violência contra mulher

O orçamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres reservado para o próximo ano é de R$ 68 milhões.

20/11/2012 - 13:56  

Em reunião com movimentos de mulheres nesta terça-feira (20), a bancada feminina decidiu atuar mais fortemente junto à Comissão Mista de Orçamento para elevar os recursos reservados para as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher em 2013. O orçamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres proposto pelo governo para o próximo ano teve queda de 40% em relação ao aprovado para 2011.

A coordenadora da bancada, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), vai procurar o presidente da comissão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS). "Eu parto sempre do pressuposto de que não tentar é 100% de não. Eu sou uma pessoa esperançosa."

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) sugeriu a atuação junto aos 10 relatores setoriais do Orçamento de 2013. Já a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) propôs a inclusão de dispositivos anticontingenciamento nas emendas parlamentares destinadas às políticas públicas relacionadas às mulheres.

Prostituição
Durante a reunião, a representante do Movimento dos Atingidos por Barragens, Lívia Gonçalves, denunciou que as grandes obras de infraestrutura que estão ocorrendo no País têm tido o efeito de aumentar a exploração de mulheres por meio da implantação de prostíbulos. As próprias empresas forneceriam vales para o uso dessas casas.

"Uma cidade com 7 mil habitantes e chegam 20 mil homens para construir uma obra, é uma coisa alucinante. Não só para a cidade, mas também para os operários que estão em condições degradantes na maioria das vezes. Então eles oferecem como lazer utilizar de prostíbulos como isso fosse uma coisa norma."

Reportagem - Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.