Direitos Humanos

Conselho poderá fixar tempo mínimo de busca a desaparecidos

23/10/2012 - 14:55  

Arquivo/ Gustavo Lima
Alessandro Molon
Segundo Molon, em duas décadas, a média de desastres mais do que triplicou.

Tramita na Câmara projeto que inclui entre as finalidades do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (Conpdec) determinar o tempo mínimo de buscas a desaparecidos vítimas de desastres naturais, de acordo com as circunstâncias de cada caso.

Segundo o autor, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), a proposta (PL 4232/12) tem o objetivo de minimizar o sofrimento das famílias das vítimas. “A tendência é que as precipitações fiquem ainda mais intensas e concentradas, ou seja, chuvas muito fortes e em poucos dias ou horas, como já vem sendo observado”, disse Molon. “Exemplo trágico recente foram os deslizamentos ocorridos na região Serrana do Rio de Janeiro no início do ano de 2011, que vitimaram milhares de pessoas”, acrescentou o parlamentar.

Molon lembrou que nas últimas décadas já tem ocorrido um aumento considerável na frequência anual de desastres naturais em todo o planeta. A média de desastres ocorridos na década de 70 foi de 90 eventos por ano, saltando para mais de 260 casos na década de 90, apontam dados coletados pelo deputado.

Tramitação
O projeto, de caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem- Oscar Telles
Edição- Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4232/2012

Íntegra da proposta